SERVIÇOS, LOCAÇÕES, CONTRATOS E PROJETOS ELÉTRICOS
A Eficien através de alianças estratégicas nacional e internacional, oferece ao mercado serviços de diagnóstico energéticos e aplicação de soluções tecnológicas para seus clientes utilizarem a energia elétrica de forma mais racional e eficiente.
Diferentemente do que alguns consumidores pensam, a má qualidade de energia elétrica não provém única e exclusivamente do fornecimento; em muitos casos o problema está em seus processos internos. Os próprios equipamentos de uma instalação podem causar distorções devido às suas características não lineares influenciando nos demais equipamentos.
A boa notícia é que existe solução para distúrbios oriundos de processos externos e internos, desde que estes sejam detectados e mensurados.
“You get what you measure” (você gerencia o que você controla)
Sem métricas não há controle, e, portanto, não há como mensurar possíveis melhorias. Sendo assim, com objetivo de oferecer ao mercado brasileiro análises elétricas que proporcionem melhorias reais nos sistemas, a Eficien oferece os estudos abaixo detalhados:
ANÁLISE DE QUALIDADE DE ENERGIA
Diagnóstico de qualidade de energia que estabelece os procedimentos relativos à qualidade da energia elétrica abordando a qualidade do produto final e a qualidade do serviço prestado pela distribuidora com base nas normas PRODIST – Módulo 8 (Proced Distrib EE – Qualidade de Energia Elétrica) e IEEE 519/92.
O diagnóstico é realizado por meio de medições com registros históricos (memória de massa de milésimos de segundo) das grandezas elétricas: Tensão (RMS), Desequilíbrio de Tensão, Indicadores de Conformidade do Nível de Tensão em Regime Permanente (DRP e DRC); Corrente RMS de linha e Desbalanceamento de Corrente; Fator de Potência trifásico; Consumo de
Energia (Potência Aparente, Ativa e Reativa); Distorções Harmônicas Totais e Individuais de Tensão e Corrente; Surtos Transientes de Tensão. Bem como, identificação de paradas não programas por problemas elétricos.
Com base nos dados coletados a Eficien entrega ao cliente um relatório analítico com propostas de soluções para as anormalidades encontradas.
ANÁLISE ESPECÍFICA DO FATOR DE POTÊNCIA
Muito consumidores de energia possuem suas contas oneradas por multas de energia reativa sem ao menos saber a causa de tal situação.
Os valores adicionais são cobrados pelas concessionárias devido ao retorno da energia à sua rede, ou seja, Fator de Potência fora do estabelecido. Esta energia reativa nada mais é do que uma potência não transformada em trabalho, ou seja, uma potência que não é propriamente consumida, mas sim devolvida à rede.
Na conta de energia, se não descrito como “Excedente Reativo”, as nomenclaturas usadas pelas concessionárias para identificar a “multa” (cobrança de excedente reativo) por baixo fator de potência podem variar, como exemplo:
- UFER – Unidade de Faturamento de Energia Reativa.
- FDR – Faturamento da Demanda Reativa.
- CRE – Consumo Reativo Excedente na ponta/fora de ponta.
- DRE – Demanda Reativa Excedente.
- EC – Energia Excedente.
- EREX – Energia Reativa Excedente.
Um baixo fator de potência demonstra que a energia está sendo mal aproveitada pela unidade consumidora e pode trazer prejuízos e riscos, tais como: aquecimento de condutores e equipamentos, aumentando riscos de incêndios; quedas de tensão acentuadas, podendo ocasionar a interrupção do fornecimento de energia elétrica e a sobrecarga em certos elementos da rede. As quedas de tensão podem provocar, ainda, diminuição da intensidade luminosa nas lâmpadas e aumento da corrente nos motores; subutilização da capacidade instalada e sobrecarga para todo o sistema elétrico.
A Eficien, além de mensurar o Fator de Potência e a Energia Reativa de seus clientes, oferece solução para sua correção através da tecnologia do equipamento ESS, elevando-a à patamares próximos de 0,92 (valor recomendado pela ANEEL e imposto pelas concessionárias para não haver cobrança de multas).
Diferentemente de um banco capacitor, o ESS não amplifica as harmônicas, não acumula nem distribui a energia reativa às instalações industriais e ainda possui tecnologia adicional que garante proteção contra Surtos Transientes de Tensão, quer sejam oriundos de descargas atmosféricas ou gerados na própria rede/instalação. Com uma vida útil estimada de 7 anos, não gera manutenção corretiva ou necessidade de trocas.
ANÁLISE TERMOGRÁFICA
As medições termográficas seguidas de relatório são realizadas através do equipamento Termovisor Fluke TI-105, o qual captura imagens de energia e temperatura por infravermelho, detectando padrões de calor ou mudanças de temperatura.
Mediante esta análise é possível detectar inadequações para realização de manutenções preventivas. Dentre elas destacamos: conexões inadequadas, equipamentos com vida útil excedida, cabeamento sobrecarregado, perdas de energia, entre outros.
Importante ressaltar que, para a realização dos levantamentos termográficos, não são necessários desligamentos de quaisquer máquinas e equipamentos elétricos.